segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

GOLPE DE ESTADO OU LUTA DE GANG'S ???

Mais um tiroteio, já é cíclico, em Bissau. As Kalashnikov e RPG, voltaram a vomitar fogo.
Desta vez o Almirante (!?) Bubo Na Tchuto foi preso para Mansoa, não conseguiu pirar-se para a Gâmbia como acontecera há tempos atrás.
O poder deste figurante, Comandante da Marinha, num País sem navios, com meia-dúzia de lanchas, é estranho. Ou não será, atendendo ao poder dos cartéis da droga, de que dizem ser um representante à altura. O narcotráfico está a tomar conta daquele martirizado País.
O Sebastião Tagme Na Waie, dizem ter descoberto o chefe da rede de narcotráfico, e na semana seguinte, foi assassinado por uma sofisticada bomba vinda do exterior da Guiné-Bissau, e o Tchuto refugiou-se na Gâmbia...coincidência ?
Um ano antes do assassinato, estava a almoçar no restaurante " A Padeira", em Bissau, e com grande aparato, entram oito militares de camuflado, boinas de fuzo,  ocupam umas mesas já reservadas, e notei alguma intimidação no ambiente...até senti algum desconforto. Perguntei aos guineenses que estavam comigo quem era aquele "capitão de mar e guerra" (pelos galões pensava ser esse o posto)? É o "Comodoro" Tchuto, comandante da Marinha !!!

Constou-me que está em formação, em Angola, onde julgo ser Embaixador da Guiné, o Manuel dos Santos (Manecas),um Batalhão composto por jovens guineenses...a ser verdade, e quase de certeza que é, o que irá acontecer quando aqueles militares chegarem a Bissau ?

2 comentários:

A.Teixeira disse...

Vá mantendo estes preciosos apontamentos sobre a evolução dos acontecimentos na Guiné-Bissau, Paulo.

Por aqui se pode ler o que outros não querem, não podem ou não sabem dizer.

paulo santiago disse...

Hoje ainda não sei muito mais.
Há civis (políticos)presos, mas
falta-me a info para os colocar
no tabuleiro de jogo,mas este
ainda não terminou.

Por cá são alguns militares a serem
"atacados"cibernéticamente através dos cartões de crédito.Isto está a
ficar complicado.

Abraço