quarta-feira, 7 de setembro de 2011

WORDL CUP 2011

Tem ínicio,na próxima Sexta Feira,o Mundial de Rugby 2011,na Nova-Zelândia.

Gosto de desporto,posso considerar-me um desportista...também de bancada...que ainda gosta de campos e de pistas.
Tenho pelo Rugby uma especial paixão,iniciada já lá vão 46 ou 47 anos,e naquela época,foi complicado convencer os meus pais a darem-me autorização para praticar a modalidade...são uns brutos...malucos...aquilo é só pancada!!! diziam-me.Teimei,e comecei a jogar...ainda cá ando...hoje,nos torneios de Veteranos...,as corridas??? curtas e lentas!!! mas vou ganhando uns troféus...o do jogador mais idoso do torneio!!! Vou continuar enquanto me sentir bem.


Esta foto,para mim,é um dos maiores marcos na história do Rugby.Na foto,Nelson Mandela,um dos maiores estadistas do Século XX,entrega a Taça de Vencedor do Mundial de 1995, a François Pienaar,capitão da selecção Sul-Africana.Não estava nas previsões,apesar da prova se realizar na África do Sul,que a equipa da casa fosse a vencedora...em anteriores mundiais ( 1987,1991) não fora autorizada a participação devido à infame política do apartheid. S.A.Rugby,era uma selecção de brancos,ainda não havia,hoje há,entre outros,o Habana,mas Mandela,viu naquela manifestação desportiva,uma forma de unir um País que se encontrava profundamente dividido.Vestiu a camisola!!! Conseguiu uma vitória desportiva e política
(continua)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Em todo o desporto 'de contacto' pode haver uma aparente 'brutalidade' mas é claro que se não houver maldade incorporada não há qualquer problema.

Quanto ao Mandela e ao seu gesto, à sua visão, não deixa de ser esclarecedor para se perceber bem o que é ser "estadista" e não 'político' no sentido comum do 'politiqueiro', 'calculista'.

Abraço
Hélder S.

paulo santiago disse...

Caro Hélder
Se houver maldade,o tipo que a
fizer,não tem futuro no rugby,
porque mesmo que o árbitro não
veja,ele fica "marcado",e havendo
tanto contacto,o corpinho dele vai
sofrer.

Não sei se viste o filme INVICTUS,
se não viste,procura ver,a visão
do Mandela está lá bem retratada,
assim como esse memorável Mundial
de 1995
Abraço