terça-feira, 11 de outubro de 2011

ESCREVO EM PORTUGUÊS

Há dois dias,recebi um mail de um amigo,em que me pedia um esclarecimento,já dado,e interrogava-me sobre a razão de não escrever segundo a nova ortografia ??? Vou tentar explicar-me.

Éntrei para a Escola Primária,hoje julgo chamar-se 1º Ciclo,ou será Ensino Básico ?,há 57 anos e até estes dias,sempre escrevi com a ortografia que estou usando,salvo algumas excepções,escrevia Victor e Baptista,passei a escrever Vitor e Batista,não sei se devido a algum acordo...lembrei-me agora,tive um colega chamado David,sem e.

Tenho lido por aí textos interessantes,mas com pouco conteúdo,a contestar o Novo Acordo Ortográfico.Há uns que dizem que estão a impôr ao povo português,e à sua cultura uma ortografia incorrecta,outros dizem que se acrescentaram letras ( K,W ) que não fazem parte da tradição escrita em português.De linguística nada percebo, e vou continuar a escrever sem respeitar,por hábito,por facilidade,por já estar velho,o acordo
ortográfico,mas não concordo com muitas das afirmações dos anti-acordo.
Quem diz,o acordo impõe ao Povo Português uma ortografia incorrecta,está a esquecer os outros Povos que falam a nossa língua,e ao querer-lhes impor o Português de Portugal,estaríamos a patircipar num "neo-colonialismo" linguístico...
Acontece,fazer uma busca na net,e aparecer o assunto procurado com a indicação de escrito em português do Brasil. Isto,penso,irá acabar devido ao tal acordo,o Português, a língua portuguesa,não é do Brasil,nem de Portugal,é de todos os Povos que a falam.

Quanto às letras K e W, é verdade que não vinham no abecedário que nos foi ensinado,mas não é verdade que elas não existissem na escrita em português de Portugal...esquecendo Kg,Km...conheço duas pessoas,já idosas que se chamam Wilson,assim mesmo,não Uilson,e também tive um instruendo,na Guiné,que se chamava Fafe Nekumba,leiam Necumba,mas não era esta a grafia do documento de identificação.

Passou um século sobre um outro acordo ortográfico,antes dele era Pharmácia,Prohibido,Archeologia, Christão.Não sei,mas é possível que em 1911,também tenham aparecido vozes contra a nova ortografia,mas o Português (língua) não morreu,continuou vivo,e...continuará.

Continuarei a escrever à antiga,mas saúdo os tipos da minha idade que se adaptaram à nova escrita.
Correcto ou correto,a falar nos entendemos!!!

Sem comentários: