segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUARENTA E UM ANOS DEPOIS

Em 17 de Outubro de 1970, acordei no porto de Leixões, a bordo de um navio, no qual embarcara na véspera no cais de Alcântara em Lisboa. O destino era Bissau, Guiné, e era a Guerra.
O navio era misto, carga/passageiros, e a passagem por Leixões destinava-se ao embarque de mercadorias.
Estava angustiado, deixara a família em lágrimas, medo de não voltar, o futuro tornava-se incerto, mas tinha de aguentar, naqueles tempos, na idade que tinha, a Guerra agarrava-se à nossa pele. Andaram ou andavam por lá, vizinhos, colegas de escola, amigos. Fugir ? foi hipótese que nunca coloquei.
Vinte e dois meses de mato, sempre acompanhado de militares africanos negros...boa experiência...bons amigos.
A sorte protegeu-me, regressei sem mazelas no corpo, com algumas no espírito, com a certeza de que aquela Guerra, como todas do género, não teria solução militar...
Hoje, passados quarenta e um anos, volto a sentir-me angustiado, REVOLTADO, talvez mais que naquele Outubro de 1970.
Os meus filhos,ainda novos, sem expectativas de trabalho, qual o futuro que têm pela frente ? E não são só os meus, são imensos os jovens a mirarem horizontes negros e sombrios.Que fazer ?
Por estar aposentado, sexagenário, não me reformei de lutar, e até que me faltem as forças estarei pronto.

Acredito, e quero continuar a acreditar na Democracia, mas será que este tipo de democracia parlamentar, irá resolver os nossos problemas ?
Temos uma amante cara, Europa, que a partir de 85, 86, nos obrigou a construir auto-estradas, SCTU's, CCB (pouca utilidade), estádios (às moscas) PPP's...pagou para destruir a frota pesqueira, e o capataz da altura,agora PR,fala  de nos virar-mos para o mar, pagou para o abandono da terra, gastou-se e alguns enriqueceram com as chamadas Acções de Formação, que muitas vezes não formaram nada. Isto passou-se, foram governos PS-PSD-PS-PSD/CDS-PS-PSD/CDS, todos rodaram pela gamela do PODER, todos foram gastando.
E chegámos à actualidade, um PM, coelho saído da cartola do Eng.Correia, antes de ir para S.Bento, andou a proclamar-subir impostos? nem pensar!!! o povo já estava sobrecarregado-acabar com o 13ºmês??? isso era conversa dos adversários !!! ALDRABÃO !!! Subiram-se impostos, acabam-se 13ºmês,subsídio de férias, o SNS...a eliminar, a Educação...há que baixar o nível...

Estamos a ser ROUBADOS em nome de uma troyka, o IN encontra-se em Bruxelas,Berlim,Paris, o Coelho é o Capo da chancelerina, quer mostrar serviço, e sabemos, que nos campos de concentração nazis, os capos,normalmente,eram muito mais ferozes que os próprios guardas.

Apareceram os INDIGNADOS, movimento sem comando partidário. Não têm Programa ?  Mas para que serve o Programa? Os partidos usam apresentar um programa, antes de eleições, de imediato o esquecem quando ganham.
Os políticos "profissionais"-todos eles-não gostam destes movimentos que lhes escapam, gostam quando se passam no Egipto, na Tunísia, não cá.
Dirão alguns, que há o PC, o BE, em contraponto ao Poder...não servem para nada, estão anquilosados, caquéticos, as eleições na Madeira mostraram-no. O que são os PC's na actualidade ? exemplo...Liang Wengen, o tipo mais rico da República (dita Popular) da China, com uma fortuna calculada em 10000 milhões de dólares,foi proposto,e vai tomar acento no Comité Central do PCC no decorrer do XVIII Congresso em 2012 !!! Sintomático!!!

Em Junho votei Branco...estou pronto para o Protesto

2 comentários:

SOL da Esteva disse...

Paulo

Concordo com tudo o que equacionas, comentas e lamentas.
Um senão, que gostaria de completar e "limpar" muitas ideias algo confusas:
as Guerras, efectivamente, nunca são (foram) justas, pelo menos para as vítimas civis que são envolvidas no seu meio.
Há as que têm uma justificação e as que são provocadas por interesses económicos e outros menos claros. Contudo, são o meio para os Poderes Políticos negociarem a Paz e nunca o pensamento Militar, seja ele, respeitavelmente, qual for.
Ideias, opiniões, todos devemos possuir a bem da nossa integridade moral.
Mas quando se fez um Juramento sob a Bandeira Pátria, é a esse juramento que devemos ser fiéis, independentemente da justeza das causas.
A Pátria é algo Sagrado. O Governo (de quem nem sequer acreditamos)e o Estado é o que confundimos com as causas em que nos envolvemos e lutamos.
Revoltado? Sim!

Abraços
SOL

paulo santiago disse...

"A PÁTRIA É ALGO SAGRADO"cito-te e
apoio...mas qual é a Pátria destes
gaijos que estão no Poder?Bruxelas?
Paris?Berlim?...Portugal não é.

Abraço
Paulo