terça-feira, 1 de novembro de 2011

FAZER O LUTO

Hoje,após sair do cemitério da minha aldeia,onde estão meu pai e minha irmã,meus avós,e alguns meus amigos,lembrei-me de uma vez em que entrei num outro cemitério em condições únicas.

Em ínicios de Agosto de 1970,estava colocado,como Aspirante Miliciano,no RI 3 em Beja,e um dia sou chamado ao Comandante.
-O nosso Aspirante,vai hoje acompanhar a Almodôvar,a urna de um militar,falecido em Moçambique.Representa-me a mim e ao Exército perante os familiares do camarada morto.

Era uma missão,não tinha pensado nela,mas teria que a desempenhar.
Iria uma Secção,comandada por um 1ºCabo Miliciano,como escolta e que prestaria as honras militares.

Soube que a urna continha os restos mortais do Sold.Cav António Augusto Mestre Candeias,natural de Almodôvar,falecido em Moçambique,em 21/06/1969,quando um batelão,transportando militares se afundou no rio Zambeze,tendo morrido 100 militares e dois civis ( trágico,em afundamentos fluviais,este ano de 1969,em Fevereiro,tinha morrido cerca de meia centena de militares,quando cambavam,numa jangada,o rio Corubal na Guiné)

Foi com alguma apreensão,que fiz o trajecto entre Beja e Almodôvar.Como iria encontrar os pais daquele militar,falecido há mais de um ano,e que agora repousava para sempre naquela urna que me acompanhava na viatura militar ?

Lembro-me das palavras do pai do Sold.Cav.António Candeias,quando lhe transmitia a mensagem de condolências -chorámos tanto há um ano quando soube da morte do nosso filho,ainda mais porque o corpo dele estava tão longe. Agora voltamos a chorar,mas agora ele já está nesta terra que o viu nascer,já podemos visitá-lo. trazer-lhe flores...é um grande alívio para mim e para a mãe.

1 comentário:

SOL da Esteva disse...

Paulo

Difícil a posição em que Honrosamente te colocou o teu CMDT do RI3.
Contudo, o Luto foi (é) feito com Dignidade e com respeito, pelos familiares e Amigos.
Orgulha-te pelo peso da Missão que te deram.
Outras ficaram em aberto para indignidade nossa.

Abraços

SOL